Joomla Slide Menu by DART Creations
 
Faixa publicitária
 
Faixa publicitária
Implantação da Obra na localidade

Foi aberta no dia 15 de Agosto de 1959, a Casa de Santa Zita de Viseu e inaugurada no dia 18 de Outubro do mesmo ano, estando presentes os Bispos D. José Moreira Pinto e D. João Crisóstomo, seu auxiliar, acompanhados do Cónego Luís Alves, pároco da Sé, e dos Padres Jaime e Francisco da Casa Episcopal.

Houve tríduo preparatório, nos dias 15, 16 e 17, orientado por Monsenhor Alves Brás, que também celebrou a Santa Missa no dia 18, às 6h30, na Sé, para todas as jovens empregadas domésticas da cidade, que rondavam um milhar.

De tarde, às 15h30, o Bispo procedeu à abertura da exposição de culinária, doçaria e pastelaria, que foi muito apreciada pela variedade, perfeição e bom gosto na apresentação. Seguidamente foi visitada por enorme multidão de pessoas de todas as classes sociais, tomando muitos ali os seus lanches: chá e bolos.

A 3 de Junho de 1962, depois de grandes obras de transformação e adaptação, foi a casa de Santa Zita de Viseu novamente inaugurada com toda a solenidade, ficando apta não só a servir de pensionato, mas de lar amigo, escola profissional, abrigo, recreio dominical, etc. Às 15 horas, no adro da Catedral, deu-se a coroação de Nossa Senhora, pelo Bispo, seguindo depois a imagem, para a Casa de Santa Zita.

Este dia culminou com uma sessão solene no Largo Miguel Ponces, presidida pelo Bispo, ladeado pelos Srs. Governador Civil, Presidente da Câmara, Comandante da polícia e Cónego Luís Alves, tendo falado Monsenhor Brás e o Bispo, que encerrou a sessão com palavras de congratulação e louvor.